top of page
Buscar
coletivoestudantil

VIVA O DIA DAS CRIANÇAS NO VALE DO GURUPI!


"Vê como o asfalto é teu jardim se você crer

Que há um sol nascente avermelhando o céu escuro

Chamando os homens pro seu tempo de viver

E que as crianças cantem livres sobre os muros

E ensinem em sonho ao que não pode amar sem dor" - Taiguara


O Coletivo Estudantil Filhos do Povo - CEFP celebrou, em conjunto com a União das Comunidades em Luta - UCL, o Dia das Crianças do Povo na região do Gurupi, visitando o povoado Vilela no dia 12 e o Assentamento Novo Paraíso no 13 de outubro, zonas de conflito deflagradas onde o povo tem conquistado vitórias concretas com sua organização.


Em cada etapa da organização do evento, nosso Coletivo se dedicou com todo o coração para arrecadar recursos financeiros através de pedágios, bazares e colaborações, além de arrecadar centenas de brinquedos para distribuir no campo para as crianças. Os 16 ativistas escolhidos para construir o evento no campo organizaram as brincadeiras de cabo de guerra, corrida de sacos, rouba-bandeira, futebol, etc. Como parte de nosso esforço em produzir arte à serviço da luta, deixamos um grande mural em homenagem aos camponeses do Gurupi e à UCL na quadra esportiva do povoado Vilela.



Tudo isso só foi possível devido ao esforço concentrado de todos os ativistas de nosso Coletivo e à colaboração de inúmeros apoiadores, sempre dispostos a avançar as ações em torno de servir o povo no campo e na cidade.


Acompanhamos com grande alegria o cotidiano de nossos companheiros do campo, em seu trabalho na roça e nas casas de farinha, e compartilhamos do ânimo e paixão com que entoam seus cantos de luta, frente ao fruto de seu trabalho na terra. Nos dão a certeza do caminho que tem que ser traçado para a liberdade de nossa gente: o caminho de destruir a grilagem das terras e o latifúndio, e repartir a terra para as massas camponesas, indígenas e quilombolas.



Pudemos, também, colocar à disposição os aprendizados obtidos na Universidade à serviço do nosso povo. Tanto na prática pedagógica, como apoiando diretamente a produção de um filme das crianças do Gurupi, mais especificamente dos casos de violência do latifúndio no Assentamento Novo Paraíso, onde os camponeses rapidamente apoiaram a idéia e se mobilizaram para sua realização. Nos dois dias de produção do filme, os camponeses organizaram um motor movido à gasolina para possibilitar a sua feitura e exibição, visto às condições de falta de energia elétrica no local, devido a esta ser uma das inúmeras comunidades onde o tão alardeado "Luz para Todos" nunca chegou.



As crianças, filhas e filhos de nosso povo, nos receberam com imenso carinho e confiança, e temos muito o que aprender com os pequenos em sua coragem para resistir junto às suas famílias, aquela coragem combativa, sorridente e terna que só quem luta conhece.



O brilho no olhar das crianças camponesas é garantia de continuidade e fortalecimento da luta pela terra, que cruza as várias gerações, e servem como potente argamassa para nos forjar como legiões de jovens ativistas que servem ao povo de todo coração. Da mesma forma, sabemos que nosso esforço contribui com a consolidação da aliança campo e cidade, e trouxe muita energia e confiança para os companheiros prosseguirem em sua resistência, sabendo que desde a cidade, uma legião de estudantes está disposta a propagandeá-la e defendê-la.


Este evento prova uma vez mais que há dois caminhos irreconciliáveis para nosso povo, que simbolizam exatamente o futuro de nossas crianças: o caminho do latifúndio, que só oferece fome, miséria, violência indiscriminada e vil; e o caminho da luta do povo pela terra a quem nela trabalha, caminho que dá dignidade, esperança e alimento à toda a nação.


Estamos dispostos a contribuir cada vez mais com as lutas de nosso povo no campo e na cidade, apoiar suas demandas, compor as fileiras de sua luta e compartilhar momentos de vitórias como foi o dia das crianças, sinal de consolidação da aliança com os companheiros do campo. Construindo um combativo e independente movimento estudantil na cidade, conseguiremos cada vez mais realizar ações como esta.



Retornamos à São Luís plenos de emoção e fé revolucionária nas perspectivas da luta, no compromisso dos militantes, ativistas e massas, na organização do povo contra a violência promovida pelo latifúndio no campo.



VIVA AS CRIANÇAS DO POVO!

VIVA A UNIÃO DAS COMUNIDADES EM LUTA (UCL)!

DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE, SERVIR AO POVO, NO CAMPO E NA CIDADE!


 

VEJA O VIDEO DE CELEBRAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS NO VALE DO GURUPI:




PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:



181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page