top of page
Buscar
coletivoestudantil

POR UM NOVO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFMA




Nos dias 06 e 07 de dezembro de 2024 (hoje e amanhã), acontecerá, na UFMA – Campus Bacanga, o XX Congresso dos Estudantes da UFMA (CEUFMA), cujo lema foi apresentado pela Comissão Organizadora, anteontem (04) como “Caminhos para reconstrução do movimento estudantil”. O CEUFMA é uma previsão do Estatuto do DCE da UFMA, que existe desde o final da década de 1980 e era, nos termos do mesmo, o órgão máximo de representação estudantil. O propósito inicial era nobre, o CEUFMA seria um espaço de debate plural de ideais que fomentasse o aprofundamento do debate político e orgânico do movimento estudantil da UFMA.

Lamentavelmente, como é sabido por todos, o movimento estudantil brasileiro de hoje não é o mesmo da década de 1980. A causa é simples: o movimento estudantil para os grupos que compõem a UNE (PT, PCdoB, PDT, PSOL, PCR et caterva) é apenas um trampolim eleitoreiro que demagogicamente manipula os estudantes a aceitarem que as reiteradas traições do petismo aos anseios populares são a melhor opção. Para tanto, esses grupos se assenhoraram das nossas entidades de representação estudantil (Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes), burocratizando-as e as afastando dos estudantes, impossibilitando que essas entidades possam ser usadas para a luta real do alunado e da juventude como um todo.

A situação na UFMA atualmente é fatídica. O PCdoB, que governou o estado por 08 anos e esteve em todos mandatos do petismo no governo federal e controlou o movimento estudantil da UEMA e UFMA por anos se dividiu em três partes que seguem atrapalhando a vida dos estudantes da UFMA.


  1. Um de seus pupilos diz ter tomado o DCE da UFMA em 2017, com o apoio do detestável ex-Reitor Natalino Salgado, alterando o estatuto da entidade no cartório, transformando a entidade democrática e legítima dos estudantes em uma espécie de monarquia; 


  2. Há um segundo grupo que agora se denomina “Movimento Guará”, que se mantém próximo de um ex-secretário do governo Flávio Dino que foi acusado de estupro de uma de suas funcionárias; são eles que querem tomar o DCE da UFMA;


  3.  Por fim o PCdoB oficial que junto com o PT, passaram anos se dizendo DCE da UFMA, mesmo sem qualquer eleição, apenas para impedir a mobilização estudantil.


Quanto a Juventude do PT, a situação é a mesma, usam das entidades estudantis para barganhar seus carguinhos rendosos seja no governo federal ou no estadual. A Juventude do PDT (JS) está mamando nas tetas da própria universidade, pois alguns dos membros da atual Reitoria são do referido partido.

A sujeira se revela na própria eleição dos delegados do CEUFMA, que com exceção apenas dos cursos organizados de forma independente (Comunicação Social, Artes Visuais e Pedagogia), em todos os outros cursos a eleição foi secreta, muitas vezes feitas por diretorias de CAs e DAs ilegítimos.

Mesmo os movimentos que se dizem diferentes e de “oposição” como o Juntos/PSOL e Correnteza/UJR/PCR, a situação é a mesma. O PSOL ficou na Comissão Organizadora do evento, aprovando todo tipo de falcatrua sem nada denunciar. Tentaram impugnar a eleição das Artes Visuais e conseguiram apenas amargar duas derrotas. Já o PCR, terá apenas um delegado, fruto de uma assembleia feita na Casa do Estudante, no feriado de 07 de setembro, quando a maioria dos residentes não estavam presentes. Se dizem diferentes, mas são apenas farinha do mesmo saco!

Reconstruir o movimento estudantil na UFMA passa, portanto, necessariamente, por abandonar esse caminho de conciliação e imobilismo e construir um NOVO MOVIMENTO ESTUDANTIL INDEPENDENTE E COMBATIVO. Essa tem sido a tarefa do COLETIVO ESTUDANTIL FILHOS DO POVO. Fomos nós que estivemos à frente da vitoriosa OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFMA EM 2023, que derrotou o ex-Reitor Natalino Salgado que destruiu a nossa Universidade. Somos nós que estamos reconstruindo os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos um por um, para que tenhamos novamente um movimento estudantil que sirva aos estudantes e ao povo. Todos os estudantes da UFMA e de São Luís estão convidados a fazerem parte dessa retomada daquilo que é nosso.





125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page