O Coletivo Estudantil Filhos do Povo (CEFP) se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras da comunidade Aurizona, no município de Godofredo Viana, que tem resistido bravamente contra os ataques da empresa Equinox Gold.
Essa empresa, de origem canadense, que minera ouro, tem aterrorizado as massas de camponeses, desmatando suas florestas e iniciando escavações dentro dos seus terrenos. A empresa está pagando a pistolagem, "seguranças particulares" encapuzados e armados, causando terror para nosso povo.
A empresa imperialista, usando como sempre de sua influência econômica, "ganhou" uma liminar na justiça impedindo os camponeses de trabalharem em seus terrenos. As famílias, além de serem as proprietárias de fato, possuem diversos trabalhos e benfeitorias que comprovam suas posses (incluindo casas de forno e casa de alvenaria, açudes, bananais etc).
O conflito demonstra que o Maranhão vive uma verdadeira guerra civil no campo, onde o latifúndio, em conjunto com essas empresas estrangeiras, com aval do Estado, têm promovido uma verdadeira guerra genocida contra as massas do campo. Os povos do campo, por sua vez, estão avançando em sua resistência e na sua decisão de defender as suas terras!
FORA EQUINOX GOLD!
A TERRA É DE QUEM NELA VIVE E TRABALHA!
MORTE AO IMPERIALISMO!
Vídeo da manifestação da comunidade em frente a mineradora:
Kommentare