ATO: JUVENTUDE COMBATIVA REALIZA VITORIOSO ATO NO DIA 19 DE FEVEREIRO EM DEFESA DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL
- coletivoestudantil
- 21 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev.

No dia 19 de fevereiro de 2025, em meio à greve dos rodoviários, o Coletivo Estudantil Filhos do Povo (CEFP) marcou presença em uma manifestação convocada pela Frente pelo Passe Livre Estudantil. O objetivo era colocar em pauta a necessidade de um transporte público que realmente sirva à população, sendo urgente que a prefeitura cumpra a decisão popular e implemente o Passe Livre Estudantil na cidade de São Luís. Durante semanas, o Coletivo se dedicou, especialmente nas escolas públicas do Estado, convocando a juventude e auxiliando na conformação de comitês de mobilização para o passe livre estudantil e agitando em torno da pauta para centenas de estudantes da nossa cidade.
O ato, planejado há semanas pela Frente com o intuito de fortalecer a mobilização estudantil em defesa do Passe Livre, enfrentou duras sabotagens por parte de grupos oportunistas, juventudes de partidos políticos da falsa esquerda que se infiltraram no movimento com um propósito claro: desmobilizar a luta em benefício de interesses políticos individuais.
No entanto, fracassaram! Apesar de todas as tentativas de desmobilizar a intervenção em detrimento das "dificuldades" que se teriam para realizar o ato, encontraram a firmeza de uma juventude abnegada e comprometida, que enxerga na mobilização, na organização e na politização dos filhos e filhas do povo o único caminho possível de conquistarmos o passe livre estudantil e demais direitos fundamentais para a juventude e nosso povo. Ora, em um momento como esse, onde justamente o debate sobre transporte público ganha uma dimensão generalizada, é onde precisamos justamente atuar com ações de vanguarda para impulsionar essa pauta, superando todas as "dificuldades" que, por ventura, surgirem.
A atividade teve início com uma panfletagem na Rua Grande, no Centro, onde centenas de panfletos foram distribuídos aos trabalhadores e demais passantes. Durante a marcha, diversas falas e palavras de ordem foram entoadas, conclamando a unidade entre estudantes e trabalhadores contra a precarização do transporte público, que impõe aos rodoviários e usuários condições diárias de um serviço sucateado.

O chamado à luta recebeu forte apoio dos trabalhadores, que, de longe, avistavam a grande faixa erguida pelos militantes do CEFP com os dizeres: “PASSE LIVRE ESTUDANTIL”, “NÃO AO AUMENTO DA PASSAGEM” e “ABAIXO A MÁFIA DO TRANSPORTE”. Durante toda a atividade, o movimento estudantil independente e combativo reafirmou seu compromisso de fortalecer e ampliar a luta pelo Passe Livre Estudantil, exigindo sua implantação em toda a região metropolitana.
A luta continua, e não haverá trégua! Se a prefeitura e os empresários insistirem em ignorar a voz do povo, a resposta será dada nas ruas, com mais paralisações, ocupações e enfrentamento. Não arredaremos pé da luta e não aceitaremos qualquer tipo de tentativa fracassada de atrasá-la ou interrompê-la!
PASSE LIVRE ESTUDANTIL JÁ!
VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATIVO E INDEPENDENTE!
Comments