top of page
Buscar
coletivoestudantil

A Violência no Campo no Maranhão: Uma Realidade Cruel


Nos últimos anos, o Maranhão tem assistido a um aumento alarmante da violência no campo: segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de 2024, o conflito no campo continua a crescer, com trabalhadores rurais, camponeses e lideranças comunitárias sendo ameaçados, agredidos e assassinados por forças armadas dos latifundiários, com um verdadeiro exército de pistoleiros e milicianos a seu serviço. A violência é uma tática sistemática para manter o controle sobre as terras, expulsar trabalhadores e prevenir a luta camponesa pela terra.

A violência contra os camponeses, quilombolas e indígenas em nosso estado não acontece de maneira isolada, mas é parte e sustentação de um sistema injusto, onde grandes latifúndios são mantidos à força, às custas do sofrimento do povo. Enquanto os camponeses são mortos e suas terras tomadas, os latifundiárias continuam a acumular lucros infindáveis, com aval e anuência do governo federal e estadual, ambas da falsa esquerda oportunista eleitoreira.


O Papel da Juventude na Luta pela Terra!

Agora, mais do que nunca, os estudantes tem um papel essencial nessa luta! É hora de se unir ao povo do campo na resistência contra a violência e a opressão dos latifúndios,  levantando a voz, denunciando os abusos e apoiando a luta ativa do povo pela titulação de suas terras e pelo direito de lutarem através das maneiras que julgarem necessárias para a defesa de suas comunidades.

Não podemos ficar indiferentes à violência reacionária que assola o nosso povo camponês, indígena e quilombola no campo! O povo trabalhador do Maranhão, em sua luta contra os latifúndios e as milícias bolsonaristas armadas até os dentes, precisam da mais irrestrita solidariedade ativa de todos os estudantes. Estudantes, vamos apoiar e propagandear a resistência do povo camponês, defender suas terras e lutar pela justiça! Recentemente, o Coletivo Estudantil Filhos do Povo promoveu nos prédios da UFMA e UEMA o Simpósio “A Luta pela terra no Maranhão”, onde reuniu militantes, pesquisadores e lutadores do povo de norte a sul, leste a oeste do Maranhão, como parte consciente do esforço de trazer esses debates para o ambiente universitário. Juntem-se a nós nessa iniciativa!

É hora de agir! Não podemos permitir que o Maranhão continue sendo palco de terror para aqueles que lutam pelo direito à terra e à vida!


ESTUDANTES, LEVANTEM-SE EM APOIO AO POVO CAMPONÊS DO MARANHÃO!

PELO FIM DA VIOLÊNCIA NO CAMPO!

TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!

VIVA A REVOLUÇÃO AGRÁRIA!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page