A educação pública tem sofrido, nas últimas décadas, duros golpes advindos de interesses das grandes corporações empresariais de ensino – tudo isso com o aval do estado brasileiro.
Os “Tubarões da Educação”, representantes da linha das classes dominantes para o ensino, querem implementar um modelo educacional tecnicista, varrendo para debaixo do tapete qualquer debate sobre a situação de exploração e miséria na nossa sociedade dentro e fora das salas de aula.
Desse esforço resulta o “Novo” Ensino Médio, que de novo não tem nada: é a mesma e velha prática de tentar, em todas esferas da sociedade, converter os filhos do povo em mão de obra barata, negando nosso potencial crítico e transformador; precarizando cada vez mais as condições de ensino e encaminhando a escola pública para a privatização!
O Coletivo Estudantil Filhos do Povo convoca todos os estudantes a lutar com unhas e dentes contra este tipo de medida reacionária. A educação deve estar a serviço do povo e não nas mãos dos empresários e banqueiros! A escola é o lugar de transmitir o conhecimento sistematizado pela humanidade e os estudantes, principalmente os filhos das classes trabalhadoras, merecem uma formação integral, crítica e científica – e ponto final! Sem ajustes, nem ilusões, pela revogação do “Novo” Ensino Médio!
Nos opomos totalmente à essa medida criminosa. Nos opomos, também, às organizações dentro do movimento estudantil e a alguns professores que, de forma oportunista, impedem que os estudantes se organizem para combater essa medida através de ocupações, atos públicos, greves, enfim, com justa rebeldia. Nós, do CEFP, dizemos e propomos o contrário: passem de sala em sala, distribuam panfletos de conscientização, organizem-se em grêmios ou mobilize os que já existem para a luta!
Governos entram e saem e a situação da educação só piora! A educação só melhorará mediante a luta combativa dos estudantes e profissionais da educação que, sem medo, ajudam, na prática, na construção de uma nova sociedade.
Chega de imobilismo: ou derrubamos o “Novo” Ensino Médio com nossos punhos erguidos ou os nossos inimigos de classe vencerão a batalha no campo da educação. Vamos partir para essa luta juntos!
Se organize no movimento estudantil independente, classista e combativo!
Viva o novo movimento estudantil!
Coletivo Estudantil Filhos do Povo – CEFP
Comments